Um pouco do Nosso Histórico, Quem Somos e o Que Fazemos

Um sonho.. Fazer algo que pudesse dar uma oportunidade real de egressos da escola pública conseguirem sua vaga  em universidades públicas. Uma idéia... Fazer um cursinho pré-vestibular, com professores que seriam acadêmicos da UFC e alunos que seriam pessoas carentes, advindas da escola pública.

 É desse ideal que, no ano de 2000, nasce o Curso Paulo Freire, o mais jovem projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFC e que conta com estudantes de graduação de diversos outros cursos para co por sua equipe.

 Quem somos? Ora, basicamente, um curso pré-vestibular um pouco diferente, que busca, além de dar aulas, tentar aplicar a ideologia freireana (mais através das capacitações e de outros eventos extra classe), encontrar e despertar, em universitários, talento para o ensino..

 O que ganhamos em ser do Paulo Freire? Experiência, tanto didática quanto de vida, e a doce sensação de ter contribuído (por pouco que seja) para a formação de um mundo menos injusto.

 As atividades básicas desenvolvidas por seus integrantes, nessa associação, são de três vertentes:

1-Ensino:todos somos professores de alguma das matérias inerentes aos concursos vestibulares, ministrando uma hora de aula aos fins de semana, seja semanalmente, seja quinzenalmente.

2-Coordenação:todos exercemos alguma função na administração do curso, passando, por semana, uma hora de plantão na sala da coordenação; vindo às reuniões(que são de periodicidade mensal) e participando de algum dos núcleos administrativos que possuímos(coordenação de integração, núcleo de comunicação, núcleo de finanças, recursos materiais, recursos materiais, recursos humanos e orientação psicopedagógica).

3-Eventos complementares:estes incluem, basicamente, as capacitações e o projeto.

 

As aulas são ministradas aos sábados e domingos que abrangem a totalidade das matérias exigidas nos Concursos Vestibulares. Trata-se, sem dúvida, de uma proposta desafiadora .

As aulas satisfazem, sobretudo, às necessidades do nosso público-alvo, já que a maioria, trabalhadoras e trabalhadores, não dispõe de tempo adequado para a preparação ao exame vestibular durante a semana. Além disso, pôde-se ampliar o acesso à estrutura física da Universidade – é na Faculdade de Direito da UFC que são ministradas as aulas.

 

Objetivos

.Mostrar que é possível um ensino mais crítico e comprometido com a sociedade brasileira, respeitando as nossas peculiaridades históricas.

·Estimular uma visão crítica dos alunos oriundos da Rede Pública de Ensino e dos universitários que participam do projeto;

·Fomentar multiplicadores dos ideais de Paulo Freire

·Contribuir para um acesso democrático à Universidade Pública;

Viabilizar a comunicação entre os diversos centros da ufc

·Abrir as portas da Universidade para o convívio com os diversos setores sociais;

·Estimular a vocação ao magistério dos estudantes da ufc

·Promover um fórum de discussão sobre educação no ambiente universitário;

··Atividades

·Capacitação dos educadores, através de palestras e oficinas, estendendo seus reflexos aos alunos do Curso;

·Eventos que propiciam um convívio entre alunos e educadores;

·Reuniões periódicas que contam com a participação democrática dos alunos;

·Construção conjunta – docentes e discentes – das metas do Curso;

·Seleção de novos alunos e de novos educadores.